Porque recebo muitas perguntas sobre os MSF, e respondo com muita vontade de ajudar aqui escrevo, na tentativa de informar/esclarecer várias pessoas sobre diferentes areas profissionais (médicas e não médicas). Sendo que a minha visão é sustentada apenas no que eu sei e é seguramente incompleta.
Os MSF têm 5 Centros Operacionais: França (Paris), Bégica (Bruxelas), Suiça (Geneve), Holanda (Amsterdam) e Espanha (Barcelona). Trabalham com a mesma missão e os mesmos princípios, mas de uma forma algo independente. Portugal (infelizmente), não tem representação oficial dos MSF. Em teoria, MSF-Espanha representa-nos pela proximidade, mas os portugueses (por não terem representação oficial), podem-se candidatar a qualquer um dos 5 centros operacionais. Sendo que uma vez iniciado o processo de recrutamento num dos centros, as outras candidaturas caiem por terra.
Como candidatar? Semelhante a tantas outras situações. Online, enviar o CV, e uma carta de motivação. Este processo demora sempre algum tempo (meses), mas claro depende de cada categoria profissional e da procura dos MSF.
Durante quanto tempo? Depende do grupo profissional, mas de uma forma geral o que os MSF querem é pessoas que dêem garantias de compromisso. Dificilmente são aceites sem terem um compromisso de 6-9 meses para uma 1a missão. Não é uma brincadeira, é uma ONG altamente profissional e competente, e no terreno o período de adaptação/aprendizagem é muito grande, o que faz com que quem queira ir umas semanas ou numas férias, não faça sentido. A única excepção são especialidades médicas mais específicas: Anestesia, Cirurgia, Obstetricia, ainda assim menos de 3 meses é difícil.
Para onde? Alegar ter espirito humanitário e querer escolher o local é contraditório! É importante transparecer que se vai para onde for preciso, pois é esse um dos lemas dos MSF. No entanto, é normal/natural ter medo de determinadas situações, pontos do planeta, e tudo deve ser expresso com 100% transparência... Mas claro, o que os MSF procuram é das pessoas o mais flexíveis e disponíveis possível.
Que competências se deve ter? Acreditar na causa é fundamental. Falar línguas, abre muitas portas. Ser flexível, humilde, ter sanidade mental, e muito espírito de equipa…. É fundamental. Experiência em Voluntariado Nacional ou Internacional é importantíssimo…. pois mostra compromisso com as boas causas, e algum conhecimento de como funciona uma ONG.
Que áreas profissionais é que são procuradas? Tenho medo de ser muito redutor, mas tentarei dar uma visão geral do que conheço com mais expressão.
Áreas Médicas: Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Farmacêuticos, Téc. Laboratório,
Áreas Não Médicas: Administração e Finanças, Ciências Políticas, Logísticos… esta área importantíssima recorre a pessoas com áreas muito diferentes de formação ou mesmo nenhuma. Construção, Mecânica, Água e Saneamento, Electricidade, Informática, etc, etc, etc!
Algumas áreas menos representadas: jornalistas, fotógrafos, comunicação em geral, arquitectos, design, e muitas outras áreas que fazem esta máquina gigante funcionar.
Dentro das Áreas Médicas?
Enfermeiros: Serviço de Urgência, Internamento, Bloco , Pediatria, Neonatologia, Enfermeiros-Parteiros (talvez o mais procurado) . Mais uma vez a polivalência é muito importante e acima de tudo a capacidade aprender pois no terreno terão que fazer coisas muito diferentes: gerir campanhas de vacinação, clinicas moveis, etc, etc.
Médicos: A formação em Medicina Tropical é sempre valorizada em qq área. É preciso ter a noção que é preciso levar já uma bagagem de experiência para o terreno. É preciso ser uma mais valia. E um medico inexperiente é pouco útil. No entanto muitos projectos aceitam médicos ainda numa fase inicial da sua formação.
Especialidades procuradas? Clinica Geral, Medicina Interna, Pediatria, Dçs Infecciosas. Idealmente especialistas, mas dependendo das necessidades podem ser escolhidos internos. Mais uma vez experiência além fronteiras, e/ou voluntariado é sempre valorizado. Anestesiologia? É bastante requisitado. Cirurgia Geral? Bastante requisitado, e deverá ter experiência transversal a outras áreas cirúrgicas, p,e, obrigatório saber fazer uma cesariana, e já agora um fixador externo. Obstetrícia? Bastante requisitado. Ortopedia? Alguns projectos para além de um cirurgião geral precisam de um cirurgião de Trauma.
E se eu for IAC? Não quero cortar as pernas a ninguém e possível é, no entanto há muita oferta e pouca procura. Mas há projectos, clinicamente mais simples q podem requisitar: p.e. campanhas de vacinação.
E se eu for estudante de Medicina? Que eu saiba não há nada, mas podem dar sim passos que vos levem a ter os requisitos necessários, e qualquer contacto com a medicina do mundo sub-desenvolvido será valorizada.
Como é que é de dinheiro? Todo o processo de recrutamento é à conta do candidato, o que costuma implicar uma viagem a uma das sedes por sua conta. A partir do momento que se é recrutado, as viagens para missões são responsabilidade dos MSF. Inclusive os MSF pagam um ordenado (que varia) e um per diem. Dificilmente será pelo dinheiro que o farão, mas é preciso perceber q estamos a falar duma ONG ultra-profissional, e muitas das pessoas que aqui trabalham fazem da medicina humanitária uma carreira.
Espero ter ajudado, e espero que partilhem por muita gente!
Mais alguma pergunta que eu possa ajudar?
Os MSF precisam de Portugal….. e Portugal precisa imenso dos MSF!