Africa Connections - A ideia era não escrever, para não lidar com as emoções.

(Já no Congo, província de Norte Kivu, Masisi. Algures ainda muito fresquinho, no início da minha temporada no Congo. Nesta altura era tão difícil, lidar com as emoções que tentava não o fazer. Escrever, era sinónimo de lágrimas, e esta foi das poucas vezes que o fiz, e apesar de quase não dizer NADA, custou-me imenso. A inexperiência que revelo, mostra uma ingenuidade da qual tenho muitas saudades.... Até mentia, para não dizer o que estava a sentir! Agora bem ao longe no tempo e no espaço, recordo com muito carinho, este email geral, que foi quase uma excepção à regra. Bons tempos. Saudades! Algures em Julho de 2009.)




Olá a todos

Escrevo-vos pq sei q mtos de vocês gostariam de saber algo sobre o q se passa comigo…Faço-o quase por obrigação e talvez perceberão porque com o decorrer do texto…

Cheguei a Kigali , na 4ª f e com o Genocídio de 1994 na cabeça, imagens do filme hotel Ruanda e com toda a carga emocional que este pais significava para mim … mas não , aparentemente estava bastante enganado ou desactualizado ….É um pais tranquilo aparentemente seguro onde as coisas funcionam relativamente bem para o padrão dos países africanos ….mas é África !! Tudo é diferente … Dormi uma noite num hotel bastante razoável …onde os empregados estavam “colados” no Michael Jackson memorial……fooodddaaaasssseeeee!! No dia seguinte acordei às 5.30 pq vinha um gajo buscar-me para atravessar a fronteira e levar-me até Goma (cidade logo após a fronteira)…Não posso dizer q tenha visto muito de Kigali mas é uma cidade altamente toda ela monte acima e monte abaixo….incrível mesmo foi a minha viagem até à fronteira. Foi incrível também …..o sol a nascer e paisagem de montes atrás de montes com vistas incríveis ! Estradas africanas….inexplicável  ….o q se vê a beira da estrada , por si só dava para escrever um livro….mas neste momento não estou muito virado para o feeling descritivo …..Nada para comer ….porque isto é assim ….na estrada não há nada !! Foram 3 horas e pico de viagem onde me apercebi o quão incrível e diferente é estar nesta África …. Ainda há bem pouco tempo estive em Moçambique , mas a surpresa da realidade q nos envolve é qs como se fosse a 1ª vez ….apesar de ser bem diferente do q Moçambique há mta coisa em comum a esta África ….negra , pobre, cheia de cores e cheia de vida ….

Cheguei à fronteira ….confusão , aquela tensão policial , mas que representado pela bandeira dos médicos sem fronteiras tornou esta passagem bastante rápida e simples….é reconfortante ver o respeito unânime que todos têm por esta organização e pelo trabalho por ela desenvolvido….como vos disse no outro email ….é com muito orgulho q represento esta Bandeira da MSF !

Passagem para o lado do Congo !!!  Uuuuuuuu……mto diferente …há uma tensão no ar , mtos gajos de mota com ar de trabalharem para um Lord of the war qualquer …aparentemente é uma cidade muito perigosa com as ruas num estado inacreditável, com um vulcão bem perto, activo e tudo feito de pedras vulcânicas , onde há também imensas ONGs representadas e onde a MSF-Belgica tem uma casa q serve como base para as mtas missões que tem nesta zona leste do Congo ….esta zona será provavelmente a zona de África que teve/têm mais guerras/guerrilhas nos últimos tempos e que já teve várias guerras as quais chamaram Guerras Mundiais Africanas por envolverem vários exércitos de vários países na pior das quais morreram mais de 5 milhões de pessoas a mais mortífera desde a segunda guerra mundial …

A casa dos MSF em Goma é bastante sweet em cima do lago Kivu e de onde se vê também o tal vulcão ….ai estive umas horas com outras pessoas q estavam a chegar de algum sitio ou de partida para algum sitio (como eu) q estava então de partida para o meu destino final e actual …Masisi ! Fomos num Jeep “à séria”….um daqueles verdadeiros todo-o-terreno …e disseram me q a estrada estava bastante boa , querendo dizer q estava bastante melhor do q por vezes está….Eu já vi algumas estradas em África e NUNCA tinha vista nada assim ….uma estrada muito hardcore de terra , cheia de pó , por isso é q diziam q já esteve mto pior, porque quando chove o percurso q eu demorei pouco mais de 3 horas pode durar 12 hrs ou até ser mesmo impossível de ser feita por ter buracos/desabamentos de terra onde nenhum carro passa e nessa altura tem de se fazer o Car Kiss onde vem um carro de cada um dos pontos e as pessoas têm de sair de um, ir a pé com as malas e passar para o outro depois do tal ponto intransponível por veículos ….mais uma vez numa paisagem muito montanhosa e bastante bonita fizemos 87 km sempre a subir pela beira dos montes ….o condutor de 10 em 10 minutos comunicava por rádio para os diversos pontos de control dizendo q estávamos em passagem para q não haja duvidas q estamos num carro da MSF q não oferece ameaça para ninguém !! Foi uma viagem muito desconfortável e ficamos cheios de pó dentro do carro …mas q comparativamente com alguns nativos q faziam a viagem de mota e de pretos passavam a cor de terra …estávamos num grande conforto…e assim começamos a avistar Masisi , uma vila toda ela numa colina, num sitio que parece os Alpes africanos , montes e mais montanhas mas numa paisagem e natureza africana….muito , muito bonito …fica a cerca de 1700metros de altura mas o topo da colina onde a cidade/vila se encontra terá uns 2000 metros ….mas é Lindo ! Incomparável com o q quer q seja q eu já vi ate hoje …. Há vários campos de refugiados há volta da cidade e mtas cabanas por todo o lado …

Aqui a MSF tem um escritório e a casa onde vivemos , difícil de descrever por ser um misto de o mais roots possível imaginário, mas com algum conforto dada a situação onde estamos inseridos…Vivemos aqui cerca de 10 pessoas expatriadas de vários países e parece me ser tudo boa gente ….alguns q já andaram por várias partes deste mundo o q faz de mim um bébé q está a viver estas coisas pela primeira vez …. O chefe (field coordinator) é um Belga com muita experiência e muito, muito respeitado por todas as partes ….o q é q são as partes e o porque desde homem ser tão respeitado provavelmente só vos explicarei quando voltar …

O hospital é a 300 metros da nossa casa e basicamente será entre estes dois sítios q passarei os próximos 3 meses e meio….durante o dia podemos andar pela vila, mas q não tem nada , a não ser cabanas e congoleses….à noite não podemos sair de casa a não ser q seja para ir ao hospital se formos chamados…O hospital é mais uma vez inexplicável ….é África!! e os desafios são constantes e intermináveis … Já vi coisas impensáveis e já tive de fazer o q nunca fiz e em condições 1000 vezes piores do q as q eram normais para mim….mas o nosso pensamento acaba sempre na conclusão q não podemos salvar o mundo de uma vez só e que mais ninguém tem 1 centésimo dos conhecimentos na minha área e como tal o meu melhor já não é nada mau ….

Há tanto para dizer q torna-se difícil sequer estabelecer as prioridades para o q é o mais importante para vos transmitir ….
Tenho uma espécie de horário , em q há uma rotação para estar de chamada durante as noites ….mas os “enfermeiros” de Anestesia q já fazem as coisas mais simples ou frequentes sozinhos têm a minha ordem de me chamar a qq momento se for algo mais grave ….por isso estou basicamente 24hrs à chamada todos os dias se for preciso o q me asfixia um pouco ….

Estou a aprender francês qd tenho tempo com o meu já amigo Cirurgião russo com um professor congolês e levo sempre comigo um livrito para aprender francês visto ser essencial q rapidamente consiga me exprimir mais e mais.... visto que como já imaginava o meu principal objectivo é mais do q o meu trabalho , tentar ensinar os tais enfermeiros q fazem anestesia e conseguem fazer algumas coisas bem feitas mas de uma forma muito mecanizada e sem conhecimentos qs nenhuns sobre a forma como praticam esta ciência tão importante e interessante q é a Anestesia ! Vejo no meu amigo russo ainda mais desafios visto para ele ser ainda mais difícil aprender francês e pq cirurgicamente está a fazer o q sabe e o q não sabe …..e  confortamo-nos um ao outro com as gigantes dificuldades q nos deparamos todos os dias profissionalmente e pessoalmente …

Há 200 a 300 partos por mês no hospital (fora as q ficam em casa ) ….é inacreditável ….o q torna o numero de cesarianas bastante elevado ocupando bastante a vida do bloco operatório…mtas infecções graves e também muitos feridos com armas de fogo .

È um misto de alegria e dor escrever-vos assim como ler as vossas respostas …é bom estar a ver as vossas caras enquanto escrevo este curto resumo de tanta vivência q tive nos últimos dias ….mas também me dói muito pensar naquele q vocês sabem ser o meu mundo ….e por isso comecei por vos dizer q escrevo-vos mais por achar q devo do que propriamente aquilo q me apetece fazer ….é difícil retratar a mistura de emoções que vivo neste momento , mas há também a salvaguarda q estou ainda num período de habituação e com o tempo vamo-nos adaptando a realidade onde estamos….e por isso vos digo muito sinceramente q para mim é importante q saibam q estou bem ….mas que dificilmente vos escreverei mais vezes….


Para animar um bocado !! MUZUNGU !!! Quer dizer homem branco em Swahili….e nos 300 metros que faço até ao hospital ….há milhares de crianças q fazem questão de TODAS a TODAS as minhas passagens fazer saber q sou MUZUNGU !! Mas é incrível ver a vida e os sorrisos de todas as crianças …e todas eles gostam de dizer olá ….é uma vida, uma energia q jamais se sente no nosso mundo !

Mto mais há para dizer, mas acho q até já fui longe demais…mtos de vocês mereciam uma palavra pessoal , mas mais dificil ainda se torna e como se aperceberam não tenho assim mto tempo livre ….

Ahhh….nao me posso esquecer q ando de rádio !! Comunicamos entre nós via rádio q dá uma onda do caraças !! Roger !! Copy !! Over !! e coisas assim ….

Para terminar ….a internet e mega lenta e nem sempre funciona assim como o meu telemóvel Congolês (+243818611121) aqui e mais uma hora mas vivemos mto ao sabor da luz do sol; por isso acordamos cedo e deitamo-nos cedo….mas vou lendo os emails por vezes ….Mas qd tenho chamadas nao atendidas, nao sei de que sao pq aparece um numero congoles.

Estou bem !! Perdido no espaço e no tempo …..mas estou bem !!

Um forte , forte abraço bem apertado e muitos beijinhos



3 comentários:

  1. Olá,Gustavo.
    É um prazer enorme visitar o teu blog e viajar através da tua escrita.Já não passo sem visitar este teu cantinho!Obrigada por esta partilha.
    É tão bonito saber que há alguém que gosta verdadeiramente das pessoas e que,para minorar o seu sofrimento,está disposto a correr riscos,a superar medos.Mas vale a pena.De que serve esta vida senão para deixar uma marca bonita nas pessoas?

    Um bem-haja por fazeres deste mundo um lugar melhor.

    Teresa Gouveia

    ResponderEliminar
  2. Olá,Gustavo.
    É um prazer enorme visitar o teu blog e viajar através da tua escrita.Já não passo sem visitar este teu cantinho!Obrigada por esta partilha.
    É tão bonito saber que há alguém que gosta verdadeiramente das pessoas e que,para minorar o seu sofrimento,está disposto a correr riscos,a superar medos.Mas vale a pena.De que serve esta vida senão para deixar uma marca bonita nas pessoas?

    Um bem-haja por fazeres deste mundo um lugar melhor.

    Teresa Gouveia

    ResponderEliminar