Africa Connections - O bilhete por baixo da porta

(Lembro-me como se fosse hoje, foi muito forte, muito intenso. Apanhei o taxi mais cedo para o aeroporto, para poupar dinheiro e aproveitar o voucher de um que estava comigo na "pensão super rasca", e quando finalmente tive uns momentos para pensar sentei-me em frente a um computador no aeroporto de Bruxelas, e escrevi de rajada estas palavras que revivo hoje e vos deixo aqui, enquanto chorava baba e ranho..... Sempre foi esse o me estilo, gosto de dizer o que sinto, mas muitas vezes é divicil fazê-lo em pessoa, por muitos motivos e como tal, este email que escrevi à família e amigos, é como de quem sai sem querer acordar e deixa um bilhete por baixo da porta!)

(Início de Julho de 2009, Aeroporto de Bruxelas)


(desculpem, as gralhas, a falta de cedilhas, etc, mas o teclado não era dos nossos :) )


Ola
Estou neste momento sozinho no Aeroporto de Bruxelas, e tenho finalmente tempo desde os ultimos dias para pensar e escrever um email. Ha mil e uma coisas q gostava de dizer. Sem duvida a principal razao pela qual faco questao de escrever este email e para vos agradecer . Tenho inumeros motivos para vos agradecer . Agradecer a todos os presentes na minha festinha de despedida, adorei ter vos tido la, agradecer aqueles q nao podendo ir me ligaram ou escreveram a manifestar a tristeza de nao poderem estar presentes, agradecer pelas mensagens de apoio e forca q fui recebendo ao longo dos ultimos dias ....agradeco mesmo muito por tudo isso ! Tudo o que estou a fazer , faco-o por mim , com a total certeza que nao na tentativa de embelezar a historia da minha vida ou tornar-me mais interessante para os outros q tomei a decisao q tomei, faco-o porque vou a procura do que todos procuramos na nossa vida .....da Felicidade , e esta e uma forma que eu penso que vai ajudar a construir a minha .....ou seja ha muito egoismo neste aparente autruismo....Nao quero mesmo romancear uma historia que ainda nem comecou .... Queria no entanto dizer-vos q vos levo no meu coracao ....E bom levar comigo tantas memorias tao boas de tanta gente q eu sei q esta a torcer por mim , mas ao mesmo tempo e o q torna esta partida tao dificil e tao penosa sabendo das saudades q vou ter do meu mundo .... Levo comigo a cachecol do FCPorto, q neste momento representa muito mais do q um clube de futebol ....representa a cidade que eu amo , onde estao as pessoas q eu amo ....representa o meu mundo q eu levo aqui bem perto de mim ....e bem a vista para q todos vejam o q eu levo comigo .....nao consigo evitar que me caiam as lagrimas nos olhos ....vou para mto longe !! 


Nao so em termos de distancia real , mas acima de tudo de distancia e diferenca de mundos .... Nao sei bem o q me espera , mas apesar de muito cansativo o meu dia de ontem onde fui metralhado com informacao toda ela muito importante, tive a oportunidade de falar com muita gente q esteve para onde eu vou e fez parecer a minha viagem mais "normal" e "banal" retirando alguma tensao e carga emotiva q eu tinha .....E espectacular o mundo dos Medicos Sem Fronteiras ....e realmente um orgulho ser um grao de areia nesta imensidao de gente que tens os olhos postos em practicamente todos os cantos do mundo esquecidos por vezes inocentemente pela maioria dos mortais ....e incrivel a quatidade de gente q la trabalha e a forma como a organizacao se processa .....penso q dificilmente terao a noçao da grandeza desta organizacao ....na sede (e atencao q apenas possa falar da delegacao Belga q apesar de ser uma das maiores ha mtas outras) fala se todas as linguas ve se gente de todas as cores e sente se uma atmosfera incrivel de gente comprometida a uma causa q nem por um momento deixam de transparecer a magia daquilo q fazem apesar de o fazerem todos os dias .....ve se q tem mto orgulho e prazer naquilo q fazem , mesmo q tenham um trabalho "de secretaria" para q outros como eu possam ir para o terreno....O sitio onde fiquei a dormir em Bruxelas 2 noites , nao era mais do q uma pensao super rasca onde partilhei o quarto com um desconhecido.... Mas esta pensao super rasca era de uma senhora italiana que so recebia pessoas q estavam de chegada ou de partida com os Medicos sem fronteiras e q via se q adorava a pequena parte q tambem ela tinha nos medicos sem fronteras e recebeu me ja depois da meia noite de camisa de noite com muito carinho e como se eu fosse especial apesar de ter tido milhares de pessoas como eu na casa dela .....e os rapazes q estavam tambem de partida para Sudao, Bangladesh, Sierra Leoa trabalham como Logisticos e muito boa gente .....foi bom sentir esse calor !!!

Como todas as minha viagens começam. Eu, sozinho no aeroporto de mochila às costas ,
e a representação do meu mundo para me proteger.


 Tive sorte e tenho voo directo para Kigali (capital do Ruanda), ja nao vou ter de fazer escala e pernoitar em Adis Abeba....fico uma noite em Kigali e amanha de manha vou para Goma, cidade ja no Congo depois da fronteira com o Ruanda ond passarei tambem uma noite e posteriormente irei para Masisi onde irei ficar .....trabalharei no hospital local e pelo q me foi dito terei de trabalhar mto ....ate aos meus limites, tendo em conta q sao milhares os doentes que precisam de assistencia Anestesico-cirurgica....feridos de guerra, outras cirurgias urgentes e centenas de cesarianas....Ha varios medicos Congoloses q fazem Cirurgias e um Russo ....e algumas pessoas q fazem Anestesia q foram ensinados por Anestesistas ao longo dos ultimos 3 anos vindos dos MSFronteiras e eu contiuarei esse trabalho ate q alguem me venha substituir ....

Nunca e demais repeti-lo ...... MUITO OBRIGADO e MUITO OBRIGADO

Sem comentários:

Enviar um comentário