Um Pedaço de Terra no Meio de África

Foi assim que sempre reflecti, sobre o pouco ou nada que sabia sobre a RCA (Republica Centro-Africana). Depois de começar a trabalhar para os MSF (Médicos Sem Fronteiras), em 2009, a tentação de “seguir” todos os locais do planeta, onde os MSF dedicam os seus esforços, levou-me a também ir estando atento ao que se ia passando na RCA. Acho que é um vício, como outro qualquer tentar compreender o mundo. Lembro-me bem de seguir atentamente os terríveis conflitos no inicio de 2013...as imagens dos refugiados e deslocados à volta do aeroporto em desespero eram (e são) impressionantes...

Mais uma história bem africana. Mais um pedaço de terra usado e abusado por um colonizador europeu. Mais uma história de independência a muito custo, mais uma história de um líder louco e criminoso, mais uma história de múltiplos golpes de estado sustentados na ambição pelo poder... Mais uma história de toda a população de um pais, feita refém e exposta a níveis de sofrimento e necessidades humanitárias inimagináveis.
A RCA já há muito que compartilha a liderança dos piores nos índices de desenvolvimento, de pobreza, de mortalidade, e de tudo mais que um dos países mais pobres do mundo tem “direito”. E os conflitos dos últimos anos, conseguiram fazer aquilo que parecia não ser possível, empurrar a RCA para uma fossa ainda maior... cavar mais fundo, o fundo do poço! O país além de destroçado ficou dividido entre interesses, e as cidades transformadas em campos de batalha, e a sua bonita capital Bangui, poderia inspirar os mais fantásticos jogos de consola de guerra urbana!

É apenas mais um pedaço de terra no meio de África, enorme pedaço por sinal, rodeado por questões, não menos problemáticas; Congo, Sul do Sudão, LRA (John Kony) e uma enorme pressão do Islão radical/armado.
Um país bonito, belas florestas, belas paisagens, belos parques naturais, mas claro que deixo para o fim, o mais especial, a pérola do continente; a gente.
Há muito que a alma negra conquistou o meu coração, e uma vez mais dei por mim a aprender muito mais do que ambicionei ensinar...

A resiliência, a vontade de reconstruir, quando tudo parece perdido... a bondade e o sentido de partilha, a alegria que transborda a cada sorriso, o ritmo, e a música.... leva-me a dizer com muito orgulho que para mim, já não é um pedaço de terra no meio de África.... é um pais, um povo, uma cultura, que eu levarei comigo no coração, com muito orgulho para todo sempre!

Sem comentários:

Enviar um comentário