Viagem à Palestina


Antevejo que seja o texto mais polémico, que já escrevi... embora não seja esse o objectivo. A minha vontade é sempre pôr por escrito reflexões e sentimentos que sejam construtivos para a humanidade... Acho que posso dizer que fiquei com uma boa ideia daquilo que é a Palestina e a sua relação com Israel. Fiz a Faixa de Gaza de norte a sul várias vezes (onde trabalhei), entrei e saí da Cisjordânia várias vezes, onde visitei Belém, Hebron, Mar Morto, Jericoh e Ramallah... além de ter feito muitos kms à deriva para absorver e compreender o mais que conseguisse. Passei também uma série de dias em Jerusalem e talvez comece por aí...

Como declaração de honestidade devo dizer que fui-me tornando pró-Palestina à medida que fui olhando para o mundo com vontade de o compreender... por uma questão humanística pura e simples: é onde eu vejo as injustiças a serem cometidas e onde eu vejo gente encurralada a sofrer...
A grande Jerusalém é estranha... Bairros Árabes, bairros Israelitas que coexistem mas não se tocam... Autocarros de uns e de outros que têm rotas diferentes para fazer os mesmos trajectos... gente que se cruza na rua mas não se olha, a não ser para rotular e virar para o lado... Dos momentos que mais me chocaram, foi na cidade antiga de Jerusalem enquanto vagueava perdido pelo bairro dos cristãos, que são Árabes... (sim a chacina dos Palestinianos é essencialmente de muçulmanos mas também de cristãos)... quando uma menina de cerca de 7 anos me pergunta em Árabe: "Israelita ou Palestiniano?" ... Eu percebi a pergunta, e percebi que era Árabe, mas não estou dentro do binómio e não sei falar Árabe, pelo que não disse nada meio embaraçado... E ela verbalizou "ahhh... Israelita" e desiludida seguiu o seu caminho... e eu o meu, a pensar porque raio uma criança sozinha sente a necessidade de fazer esta pergunta... é uma paranoia colectiva difícil de descrever. 
A cidade antiga de Jerusalém é linda de morrer, e para além desta beleza magnânima que salta aos olhos dos mais desatentos, eu diria que há 3 formas de sentir o que se passa dentro destas muralhas:
1) A história. Dos povos, dos impérios, dos reinos, das religiões... de uma das zonas habitadas há mais tempo no planeta, e que sempre foi importante.
2) Da convivência próxima das 3 religiões: Cristãos (sub-dividimos em correntes diferentes), Judeus e Muçulmanos. é interessante ver que num km2 estas 3 encontram alguns dos maiores símbolos e locais de culto das suas histórias, e não se estão a matar uns aos outros, ainda que lado a lado.
3) O Fanatismo e a Intolerância. Sim convivem lado a lado, mas eu nunca tinha sentido tanto fanatismo religioso em parte alguma. Declaro também com honestidade que sou ateu, mas gosto de sentir a espiritualidade e devoção que muitas vezes senti em locais de culto de diferentes religiões... Mas ali senti fanatismo. Os Judeus a rezarem no muro das lamentações parecem as crianças nas madrassas do Paquistão, os Cristãos a carregarem uma cruz enorme e a esmagarem-se para tocar em algo que representa o túmulo de cristo, e os muçulmanos que quase nem deixam entrar não-muçulmanos na mesquita de Al-Aqsa... 
Acho que nunca me tinham perguntado qual a minha religião, e nestas semanas perguntaram-me várias vezes! 
Devia ser proibido que esta pergunta fosse feita por qualquer organismo ou autoridade. É inadmissível. 
Em Hebron só me deixaram entrar numa mesquita por não ser judeu, e ao lado deixaram-me entrar numa sinagoga por não ser muçulmano. Alguém me explica que mundo é este?

Para os mais desatentos, aos olhos de Israel, a Palestina não existe... existem uns pequenos pedaços de terreno onde os Israelitas toleram que os Árabes vivam... Ainda para mais a Faixa de Gaza e a Cisjordânia estão tão em contacto como Portugal e a Nova Zelândia...

Entrar, viver e sair da Faixa de Gaza é uma experiência muito forte... Ali vivem enjaulados mais de 2 milhões de pessoas num pedaço de terra de cerca de 6 kms por 40 kms, e de lá não podem sair e quase ninguém entra... Israel transformou aquelas pessoas em hamsters que para esticarem as pernas têm que andar às voltas até endoidecer...
Mas sinceramente, o que mais mexeu comigo (e isto é um texto de emoções) foram os colonatos na Cisjordânia... Já tanto tinha visto na televisão e ainda assim o meu choque foi total! Israel conquista terreno à lei da bala, expulsando Palestinianos de suas casas, construindo bairros, muralhando-os e com exército de metralhadoras apontadas à porta... e a Palestina são ilhas de gente , que se vão concentrando como se o mar estivesse a subir até que fujam a nado ou morram afogados...

E o argumento qual é? É simples. É divino! "Esta terra foi-nos prometida e os nossos avós aqui vivem há 3800 anos." E só há uma forma de lutar contra o divino-argumento, é juntando-se a humanidade que há em nós, na premissa que somos todos iguais. Tenho o máximo respeito por todas as religiões, mas quando estas entram no domínio da Intolerância, para mim tornam-se intoleráveis! 

Israel é um estado de fanáticos, de segregação máxima, é um Apartheid que considera os não-Judeus como lixo, tal como todos que me estão a ler se não forem Judeus. Lixo!

Palavras de quem já viu muito mundo nas suas missões humanitárias, onde tento acima de tudo ajudar as pessoas e tornar este mundo mais justo e mais honesto... E tento ser totalmente tolerante naquilo que é matéria de opinião, e que não interfere na liberdade/felicidade dos outros... e sou absolutamente intransigente com tudo o que vá contra os Direitos Humanos Universais!

Uma palavra de admiração máxima para todos os Israelitas e todos os Judeus, que são contra as acções xenófobas do seu estado!

Adorava sim, que o Conan Osiris mostrasse para que serve a Arte, e mostrasse que: Eles têm o dinheiro e as armas... mas não terão o nosso coração! Só assim mudamos o mundo para melhor!

(espero do fundo do coração não ter ofendido ninguém, nas minhas reflexões de espirito livre, que apontam na minha humilde opinião, para um mundo mais justo.)

Sem comentários:

Enviar um comentário