Afeganistão 1.0 - Quem é que não se lembra onde estava no 11/9/2001?



Eu lembro-me como se fosse hoje...

Um dia que só não marcou a vida dos mais desatentos...

Tinha 20 anos, estava numa casa temporária, pois o apartamento dos meus pais estava em obras. Estava numa fase fantástica da minha vida, como sempre fui um rapaz muito lutador e cumpridor, tinha feito todos os exames direitinho do 3º ano da Faculdade de Medicina, sem nunca deixar nada para a época de Setembro, desfrutava dumas férias fantásticas, de muita festa, muito surf, muito desporto e poucas chatices ou responsabilidades...

Era por volta das 2 das tarde em Portugal, estava um dia de sol magnífico, e eu acordei tarde e “cansado” da noite anterior... A minha irmã chamou-me quando estava a ver televisão e anunciaram o embate do 1º avião na primeira torre.... e eu fui a correr para a sala, e aconteceu-me aquilo que muitos de nós bem se lembram..... Assistir em directo pela tv, ao embate do 2º avião na segunda torre... quando achávamos que era a repetição do 1º....... Chocante, Impressionante, Cativante... Era impossível, largar a televisão.... Fiquei boquiaberto, “atraído” pelo “espectáculo”, como quem fica maravilhado pela espectacularidade dos grandes desastres naturais.... Triste, desesperante, assolador, o espectáculo de fogo e destruição que se viu e reviu na televisão enquanto as Torres Gémeas caiam perante a impotência da nação mais poderosa do mundo...

Quem foi? Lembro-me bem dos dedos acusadores, terem corrido várias caras, vários países, vários grupos, num curtíssimo espaço de tempo...

É triste, mas festejava-se em algumas partes do mundo, lembro-me por exemplo da Palestina, onde milhares saíram à rua, por verem de joelhos, aquele país que tanto mal lhes fazia.... mas nada tinham a ver com a história dos ataques.

De repente, o nome Alqaeda, era como sempre tivesse existido nas nossas cabeças..... Quem são? O que querem? Porque fizeram isto? Onde estão? Quem é o Líder? Osaba Bin Laden.... Onde está este Saudita/Iemeni? No Afeganistão! Então vamos lá!

Poucas vozes, ou pouco audíveis do mundo ocidental se mostraram contra... Parecia tão óbvio e legítimo, aos olhos de todos uma “Guerra Justa”, embora se saiba lá o que isso quer dizer....

Antes até das Nações Unidas se pronunciarem já as forças especiais dos EUA, entravam no território do Afeganistão....

E claro, os Taliban..... esses estudantes do Islão, que controlam quase todo o pais desde 1996 à custa de barbáries, faziam parecer ainda mais óbvio o interesse mundial!!!!! da invasão deste pais....

Ficamos a saber pouco mais sobre este fantástico e maravilhoso pais, ainda menos sobre o seu povo que tem tanto para nos contar, mas muito ficamos a saber sobre Alqaeda e Taliban, ao ponto de que muita gente ainda acha que é mais ou menos a mesma coisa..... mas não tem nada a ver.

E foi assim que eu tomei conhecimento deste pais..... GUERRA, e mais guerra e mais guerra. Penso que posso dizer que é o maior espectáculo bélico, desde que eu sou gente, aquele que fez correr mais tinta, fotos e filmes....

Afeganistão=Guerra . Dias, meses e anos, a falar da guerra do Afeganistão, em que era bastante óbvio para toda a gente que havia bons e maus.... Quase que aplaudíamos as explosões, bombas, etc.... O Afeganistão era guerra, sangue, burqas, sofrimento, miséria, extremismo Islâmico e pouco mais....

E eu nunca mais me esqueço de como a nossa vida mudou a partir do 11/9, da mesma forma que, 10 anos depois, nunca me esquecerei do momento em que disse à minha mãe: “Mãe, gostava de ir trabalhar para o Afeganistão!”

Ão, ão, ão.... Afeganistão.... o nome assusta, porque nos fizeram ficar assustados com este nome... e pouco tempo fica para verdadeiramente saber o que se passa no terreno, pouco tempo fica para se saber o que é o Afeganistão e os Afegãos, e ainda menos tempo fica para a verdade.....

Na minha estadia apaixonante no Paquistão, em que muito já foi escrito, o meu estudo, compreensão sobre o local onde estava, cruzava-se muito com a história do Afeganistão, a compreensão da guerra, e a compreensão destes bichos papões que co-habitam nestes países, a Alqaeda e os Taliban.... e como tal, 10 anos depois do 11/9, já muito sabia sobre o Afeganistão e o seu povo.... e muito mais queria saber...

Guerra injusta, país interessantíssimo, povo paupérrimo, e um sofrimento transversal a todo o país, com uma carência de cuidados de saúde abismal, levou-me a ficar super motivado quando os Médicos Sem Fronteiras, me propuseram ir trabalhar para o Afeganistão, os meus olhos brilhavam e o meu coração encheu-se de alegria.... mas as minhas pernas tremiam quando vi, o meu nome no bilhete de avião para Kabul, depois de ter visto tanta guerra e tanto sofrimento associados a estes nomes, aos quais eu ia agora ao encontro.....

Foi há 13 anos o 9/11, e foi há 3 anos quando me preparava para correr atrás de um sonho, mas que ao mesmo tempo era um monstro assustador.... salvar vidas no Afeganistão e perceber quem é esta gente que vive neste bicho-papão...

E por isso gostava de vos contar umas histórias, desta viagem que me mudou para sempre....


Sem comentários:

Enviar um comentário